Dessa forma, é importante consultar o cardiologista em duas situações: na primeira, para orientação preventiva. Na segunda, para tratamento de alguma doença. Vale salientar que a maioria das complicações podem ser evitadas quando o diagnóstico é precoce!
Portanto, recomenda-se que todas as pessoas, mesmo que apresentem hábitos saudáveis e estejam com sua saúde em dia, consultem sempre um cardiologista. Caso apresente algum sintoma relacionado, devem procurar imediatamente este especialista. Entre os principais sintomas estão palidez, dificuldade de respirar, dores no corpo, pressão no peito (que irradia para o braço).
O nosso coração sofre muitas ameaças constantemente. Além disso, essas ameaças relacionam-se muitas vezes com o corpo inteiro, ou seja, atingem todo o nosso organismo. Entre as principais, temos:
Falta de exercício físico;
Noites mal dormidas;
Tabagismo;
Excesso de álcool;
Estresse;
Ansiedade.
Portanto, a saúde do coração está ligada à saúde do corpo com um todo, incluindo nossa saúde mental. Por este fato, essas ameaças também enfraquecem a saúde do coração. Para pessoas que já têm problemas cardíacos, o cuidado precisa ser ainda maior.
Por fim, todo conhecimento relacionado à cardiologia pode também aumentar a qualidade do atendimento a outras doenças. Em outras palavras, conhecendo melhor nosso coração, e mantendo ele saudável, podemos manter outras funções do nosso corpo equilibradas, evitando outras patologias associadas.